segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Olho de cereja

Alguém já ouviu falar em "OLHO DE CEREJA"... Pois é... percebi uma pequena irritação no canto esquerdo do olho de minha Amy... Andei pesquisando, e vi que isto é uma doença pouco comum, mas não muito grave, mas pode acarretar alguns probleminhas... Leia com atenção!

Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra (Olho de Cereja ou Cherry eye)
A glândula da 3ª pálpebra é responsável pela produção de aproximadamente 30% da lágrima do olho.
Devido a uma cansaço do ligamento que mantém a glândula no lugar ela pode se deslocar, tornando-se ficando visível e em contato com o ar. É mais frequente acontecer este problema com cachorros jovens, e o Bulldog tem uma certa tendêcia.
O deslocamento da glândula necessita ser corrigido através de cirurgia, não somente pelo lado estético, mas também porque se a glândula permanecer fora do lugar, com o tempo, pode ocorrer uma fibrose, acarretando em atrofia e paragem de produção de lágrimas.
Há diversas técnicas cirúrgicas para resolver o problema. Alguns profissionais desaconselham a remoção da glândula, pois acreditam que com a retirada há grande chance do animal desenvolver queratoconjuntivite seca, conhecia popularmente como olho seco. Trata-se de uma patologia grave, tratamento difícil, de longo prazo e custo alto.
Tais profissionais acham que o ideal é reposicionar a glândula no seu local mantendo o seu funcionamento. Com o reposicionamento, a chance da glândula voltar a deslocar-se é 5 a 10% dos casos. É muito comum o problema ocorrer nos dois olhos, sendo assim o veterinário deve a glândula do olho não afetado e se necessário corrigi-la também. Alguns estudos falam que quando sai uma glândula, mais cedo ou mais tarde, a outra acaba por sair.
A decisão de retirada ou recolacação da glândula é bastante contravérsia, muitos profissinais têm visões diferentes. 

Reposicionando a glândula em seu lugar.

Se isso acontecer devolva-a no lugar imediatamente: com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula e então faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu. 
Faça isso sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela edemacie e fique irritada não cabendo mais no seu espaço. Esse cuidado pode fazer-se necessário por semanas. Mantenha o uso dos colírios e pomadas que o veterinário receitou.

O vídeo mostra como é simples realizar o reposicionamento da glândula. Confira:





Um comentário:

  1. Esse procedimento do reposicionamento da glândula pode machucar o cão? Os veterinários aprovam esta técnica?

    ResponderExcluir

Caros leitores, deixem seus comentários...