Camila e eu ganhamos de presente da Tia Eva nossa linda bebê, Amy... Não queria muito a bichinha não, pois tinha traumas de cachorro, mas quando a coloquei no colo me apaixonei, foi nossa primeira bebê de pelos.
Bom, espero ajuda-los contando um pouco de nossa experiência e lutas constante, no qual a cinomose, doença maldita que quis assolar a vida de minha pequena, mas Deus é grande e a colocou em nossas vidas porque sabia que iriamos cuidar com muito amor e carinho, que é o que nossos bebezinhos de pelos mais precisam nesses momentos mais obscuros!
A luta foi grande, mas estamos obtendo vitórias a cada dia... Hoje faz exatamente, 20 dias que descobrimos que nossa bebê estava doente. No dia 15 de novembro de 2012, feriado, percebemos que Amy estava tendo uma espécie de engasgos,logo pensei, deve ter sido alguma coisa que ela engoliu, pois ela é muito imperativa e não pode ver nada no chão que leva logo à boca, mas ela estava normal, correndo, brincando... esse engasgo percebi umas duas vezes apenas, Camila achava que devia ser uma tosse qualquer, que era normal.
No dia seguinte, fomos trabalhar, Amy estava aparentemente bem, quando chegamos do trabalho a noite, percebi que ela estava querendo defecar, mas não conseguia, logo chamei Camila e ela pegou Amy nos braços e percebeu que ela estava ardendo em febre, no dia seguinte levamos ela ao veterinário, no qual foi logo dizendo que eram sintomas de Cinomose, doença no qual nunca ouvimos falar... Quando o veterinário falou do que se tratava, chorei horrores, meu chão sumiu, pois não admitia perder minha bebê!
Dai então, começamos com o tratamento... o veterinário passou uma vitamina, passou remédio para febre, soro globulin, comumente usado no tratamento da cinomose e um outro remédio para doenças gastros intestinais... depois da ida ao veterinário Começaram os sintomas ela voltou mais cansada e molinha, começou também a diarréia, os olhos lacrimejavam, o nariz molhadinho, parecia uma virose qualquer... mas a cada dia ela ia piorando, chegou a vomitar algumas coisas que comia, quando vi que não parava a diarréia, pesquisei na internet e encontrei um soro que foi uma benção, chama-se "Soro Etrolitico", Lembrando a vocês, que também optamos por remédios de pau também... demos Aroeira, Unha de Gato, ajudou demias!!
Vou citar a alimentação que dei a Amy nesse periodo. Não sei se o seu animal vai gostar das mesmas coisas que fiz pra ela, mas tudo que fiz ela comeu direitinho, quando eu via que ela abusava certos alimentos, logo inventava outras coisas, mas não deixava ela sem comer e sem se hidratar de forma nenhuma... água ela não bebia de jeito nenhum, não queria, muito menos suco e água de cocô, os líquidos em gerais, mas mesmo assim, colocávamos os líquidos em uma seringa para que ela tomasse sem querer mesmo, no incio foi complicado, pois a boquinha dela estava ferindo, não tínhamos práticas em fazer isso, ela não deixava que inserisse a seringa em sua boca, era muito difícil mesmo, mais logo Camila conseguiu uma técnica maravilhosa, muito fácil, não machuca a boquinha do seu filhote, é bem simples, só puxar bem o couro da boca e inserir a seringa bem fundo, depois postarei um vídeo aqui para os que não sabem ainda como alimenta-los com a seringa. Os alimentos que dei ela foi, fígado crú, mas ela não conseguiu digerir,demos em pequenos pedaços e logo vomitou, resolvemos então passar o fígado numa frigideira, não pode assar para não perder as proteínas, colocava apenas um pouquinho de sal e pouquissimo corante para que ela sentisse vontade de comer, quiabo, cenoura no vapor, juntava tudo e batia no liquidificador, mas não deixei muito batido não, deixei apenas trituradinho e ela comeu tudo, graças a Deus! Dias depois ela enjoou o figado e resolvi fazer carne moída e deu certo também, depois que ela já estava mais fortinha e tinha parado os vômitos, resolvi dá arroz bem cozido com frango desfiado, sem muito tempero e verduras também no vapor, dei muita água de coco para hidratar e fazia também suco de beterraba com cenoura e quiabo, pois dizem que o quiabo é milagroso, dei também alguns dias a clara do ovo crú e tudo isso fortaleceu o organismo dela, em menos de uma semana ja estava gordinha, a única coisa chata, era a febre constante, tinha que tomar dipirona de 8 em 8h, depois passou para 6 em 6h.
Uns 10 dias depois veio uma febre devastadora, houve um episódio que quase me mata... como ela passou o dia inteiro se ardendo em febre, estressada! quando foi a tarde que cheguei do trabalho ela ficou doidinha ao me ver e latindo muito com uma menina que estava em casa, ela não queria nem ver a cara dela, dai, juntou o estresse e a emoção ao me ver e derriou o pescocinho, como se estivesse desmaiado, logo a coloquei no chão e vi que suas patinhas foram para frente duras, o pescocinho pra trás, foi sua primeira crise, a doença já estava afetando seu neurológico, fiquei muito mal, quase tive um ataque do coração, sai de perto, a minha prima ficou alisando ela e logo, logo ela voltou normal... fazia 2 dias que ela não tomava mais o soro globulin, liguei para o veterinário e expliquei o que tinha acontecido, ele me disse apenas que eram sequelas da doença, mas não me conformei, pois não aceitava que chegasse ao seu neurológico, mas não pude evitar e perguntei se podia dá mais duas doses do soro globulin, pois sentia que com o soro ela se sentia mais forte e ele disse que sim, e assim o fiz, logo Amy mehorou da febre, mas no dia seguinte teve mais outra crise de "eplepsia e me preocupei muito. Procurei o veterinário e ele passou gardenal, acontecia mais quando ela se emocionava ao nos ver, as crises dela eram bem rápidas, mas ao terceiro dia ela teve as pequenas crises em pequenos espaços de tempo, daí fiquei mais preocupada ainda, pois bem, ela estava tomando gardenal e piorou as crises, não entendi, fiquei pirada!!! procurei o veterinário mais uma vez e ele passou o Episol que deveria ser dado a ela, juntamente com o gardenal, depois disso cessaram as crises, já vai fazer quase uma semana que ela não teve nem sinal de eplepsia, está mais calma, graças a Deus! já voltou a comer desde do 03/12/12, ontem 04/12 percebi que ela não estava comendo bem a ração e resolvi dar um pouco de arroz com frango, e quando foi hoje 05/12 às 5h das manha, ela acordou vomitando bastante, não sei se foi da comida, pode até ter sido, pois o estomago dela deve ta muito fragilzinho ainda, até porque esses remédios atacam o fígado. Então o que fizemos, como era madrugada, não sabiamos muito o que fazer, resolvemos dá remédio caseiro mesmo, demos primeiramente chá de umburana de cheiro e em seguida ela vomitou, daí Camila lembrou de um remédio que estavamos dando a ela, chama-se Unha de Gato, daí ela segurou o chá na barriguinha e ficou bem!
Há males que trás um bem, nunca nos sentimos tão perto de Deus nesses momentos dificeis... Sentimos que Deus tem atuado dia a dia, tem derramado suas bençãos em profusão sobre nossas vidas! As orações dos amigos e familiares ajudou demais!! Amy é muito querida por meus amigos, o carinho é muito importante nessas horas, não percam a paciência, é uma doença grave, mas tem cura, tenha muito cuidado, passei noites sem dormir direito, mas valeu à pena! De muito carinho ao seu filhote de pelos, pois ele vai precisar muito, não desista e tenha fé sempre, pois a fé remove montanhas, eu pedi muito a Deus que não levasse minha filha, que ela era muito bebê e tinhamos aprendido muito a ama-la, ela parece uma criança só falta falar, é muito carinhosa, inteligente! Mas Deus está no comando de tudo!!! Deixem seu comentários e qualquer coisa que precisarem estarei aqui para ajudar, nem que seja em oração!!

Eu e Natátia lutamos muitooo...e estamos prontas para ajudar!!!Tenham Fé em Deus!!
ResponderExcluirSou a Ivone de Maringá PR estou passando por isso com minha amora som tem 5meses quando comecei ler seu artigo me emocionei muito é igual comigo só mudou o nome dela pesso orações e força de vocês não vejo a hora de superar tudo isso a minha filha de patas #amora é muito guerreira
ExcluirCom certeza... Camila foi muito paciente também!!
ResponderExcluiroi meu nome é kezia tenho um fox paulistinha de 3 meses e descobrir que ele está com doença do carrapato, cinomose e anemia profunda, estou arrasada pq amo muito ele,está tomando doxiciclina,vitamina a e c' glicopet. não chegou ainda o ribavirina. eestou desesperada pq está fraco,não deita,não dorme fica cambaleando. e o vet disse que não há mais nada a fazer.
ResponderExcluiroi meu nome é kezia tenho um fox paulistinha de 3 meses e descobrir que ele está com doença do carrapato, cinomose e anemia profunda, estou arrasada pq amo muito ele,está tomando doxiciclina,vitamina a e c' glicopet. não chegou ainda o ribavirina. eestou desesperada pq está fraco,não deita,não dorme fica cambaleando. e o vet disse que não há mais nada a fazer.
ResponderExcluirOi sou Sabrina, meu filhotinho meu amor Zeus começou pela crise de pilepsia, descobri a doença ontem ao leva-lo no veterinário na primeira crise. Estou mto mal, chorei,, muito começamos o tratamento pelos remedios antibiótico, vitamínico, para as crises. Vi sobre os ovos e toda dieta vc da um ovo por dia?
ResponderExcluirO meu cachorrinho está com cinomose descobri ontem Já atacou o neurológico dele levei no vet tudo certinho estamos dando os remédios tudo certinho hj 04:30 cozinhei ovos e deu com frango desfiado ele nao comeu estou preocupada mais cedo ele comeu bem pouquinho arroz com frango e está bebendo bastante água
ResponderExcluirMeu bebezinho está com suspeita e eu estou desesperada. Esta fazendo tratamento com o veterinário. Tenho fé que vamos conseguir sair dessa.
ResponderExcluir